Nasci em uma pequena cidade no Paraná chamada Telêmaco Borba. Sim, eu sou telemacoborbense. Era 9 de Dezembro de 1985, ali começou a história, pelo menos para mim. De uma família simples, pai industriário, mãe dona de casa, cresci naquela cidadezinha interiorana entranhada na floresta de Pinus e Eucaliptos de uma empresa fabricadora de papel. Que infância passei em Telêmaco Borba.

 Como uma criança normal brincava a maior parte do meu dia. Desaparecia e voltava para casa no fim da tarde ou nos horários que a fome batia. Estudei nas Escolas e Colégios da cidade. Meus pais sempre valorizavam o estudo, coisa que eles não puderam ter. Tinham que trabalhar para colocar dinheiro em casa. Por isso carrego um senso de dever dentro de mim. Meu pai sempre falava que eu deveria aprender o Inglês e, então me dediquei a língua desde muito jovem. Aos 16 anos já dava as minhas primeiras aulas de Inglês numa escola de Idiomas estilo Franchising. Já tinha aprendido um pouco de espanhol e um pouco de alemão. Como era difícil na época. Um menino lecionando! Meus alunos torciam o nariz nas primeiras aulas até ver que não era um engodo.

Aos 15 anos, faltando um ano para terminar meu ensino médio aconteceu o evento mais importante da minha vida – ouvi o evangelho de Cristo pela primeira vez. Neste momento minha vida se divide em um antes e um depois. Aquelas doces palavras que sacudiam todo o meu ser. Eu podia ver como o Espírito Santo me guiava em direção da cruz de Cristo. Eu era um adolescente muito rebelde, meio gótico, um pouco revoltado se assim podemos dizer. Talvez eu continue ainda um pouco revoltado, entretanto, hoje a revolta é por coisas certas e lícitas. Não estava à procura de nada, mas sabia que alguma coisa não estava certa. O coração não repousa em outra coisa qualquer, como já disse o santo. Nunca me esquecerei a pequena comunidade luterana que participava pastoreada pelo meu caro amigo Pr. Cleodo Frühauf. Desde o início da minha conversão ouvia o chamado do Senhor para o ministério, mas nunca achei que aquilo fosse para mim.

Terminei meus estudos e comecei a trabalhar aqui e acola como qualquer cidadão telemacoborbense. Estudei Saúde e Segurança do Trabalho. Trabalhei em algumas empresas. Não queria estudar outra coisa, somente a teologia. Eu precisava conhecer mais do meu Salvador. As Escrituras eu já as havia lido várias e várias vezes. Queria entender mais seus meandros. Via nelas sabedoria sem fim e eu precisava mais daquilo. Fui presa do pentecostalismo com todo o respeito. Seduzido por uma vida mais “dinâmica”, mais “espiritual”, mas sem o sólido fundamento das Escrituras. Até me encontrar numa crise espiritual. Não sabia mais em que crer. Estava confuso. Até, então, encontrar com a teologia reformada com a qual estou casado até os dias de hoje. Minha esposa sabe bem que eu a amo acima da teologia. Mudei para a Igreja Presbiteriana do Brasil e respondi ao chamado para o ministério.

Na Igreja Presbiteriana do Brasil fiz todo o processo constitucional com vistas a ordenação ao sagrado ministério. Aos 23 anos estava tudo pronto, mas Deus achou por bem não me deixar ir para o seminário. Meu irmão passou por um momento muito difícil da sua vida que a presença e a união da família era importante para a superação desta luta. Postergamos por um ano. Então, em 2009 com meus 24 anos dei início ao sonho da minha vida. Estudar teologia formalmente. Hoje olho para trás e vejo estes 8 anos como extremamente necessários para minha formação pessoal. Deus cuidou de cada detalhe, proveu cada necessidade, deu as lutas, as dificuldades certas para me fazer crescer e amadurecer. Muitas coisas ainda devem ser feitas, mas olhar para trás e ver o que já foi feito, dá segurança e esperança para o que ainda tem pela frente.

Eis que chego ao tão famigerado Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, nosso querido JMC e ali passo 4 anos estudando intensivamente. Grandes experiências ali eu tive. Eu conheci ali a Samara com que me casei! Se dizem que teologia é algo árido e frio, eu sou a prova do contrário. Dá para se apaixonar estudando teologia. Na verdade Teologia é apaixonante.  Quantos amigos eu fiz neste período, quantas histórias, quantas discussões. Madrugadas em claro fazendo trabalhos e as preocupações com os sermões de prova. E as exegeses? Quanta luta. Quilos de leituras e as Igrejas para cuidar. E, desde essa época já preparávamos todas as coisas para nossa viagem para a França.

Dezembro de 2012, nossa formatura. Enfim, tínhamos terminado. Agora outra luta começaria – Presbitério em vista da ordenação. Graças ao bom Deus, tudo ocorreu muito bem. Fui ordenado já em Janeiro de 2013. Samara tinha ganho uma bolsa para fazer suas pesquisas na França e agora nos preparávamos para a viagem. Providencialmente, na cidade de Aix-en-Provence onde Samara faria suas pesquisas tinha uma jóia ali – a Faculté Jean Calvin. Uma das raras faculdades de teologia reformada da França. Calvinista e de uma vida de devoção extraordinária. Ali fiz meu mestrado em teologia com especialização em apologética. Embarcamos para França em Agosto de 2013 e só Deus sabe que sufoco foi embarcar naquele avião. Foi um tempo muito abençoado de pesquisa, aprendendo o idioma francês e a cultura francesa. Aprendi a amar aquele lugar.